O VIGITEL tem como objetivo monitorar a freqüência e a distribuição de fatores de risco e proteção para DCNT em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio de entrevistas telefônicas realizadas em amostras probabilísticas da população adulta residente em domicílios servidos por linhas fixas de telefone em cada cidade.
A implantação do VIGITEL em 2006 só foi possível em função da parceria entre a Secretaria de Vigilância em Saúde e a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, além do suporte técnico-científico do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (NUPENS/USP). Em 2007, o VIGITEL mantém a parceria com essas instituições, consolidando-se como sistema de vigilância e avançando no monitoramento dos principais fatores de risco e proteção para DCNT.
Nesta publicação são apresentados os resultados do sistema VIGITEL para o ano de 2007 em todas as capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, desta- cando-se ao final os indicadores que apresentaram variação significativa entre 2006 e 2007. Com isto, o Ministério da Saúde dá mais um passo no sentido de consolidar a vigilância das DCNT no país e de propiciar elementos relevantes para o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde que visam à contínua melhoria da qualidade de vida da população brasileira.