Plataforma covitel – Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em tempos de pandemia
Documento
Anexos
Metadados
Título
Plataforma covitel - Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em tempos de pandemia
Criador
Associação Brasileira de Saúde Coletiva - Abrasco | Instituto Ibirapitanga | Umane | Vital Strategies Brasil
Descrição
O Covitel, Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia, traz informações de âmbito nacional, com representatividade para o Brasil e para as cinco grandes regiões do país: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. Seus achados trazem um retrato da magnitude do impacto dos principais fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) na população adulta, com 18 anos ou mais.
Foram coletadas informações de atividade física, alimentação, saúde mental, estado de saúde, hipertensão arterial e diabetes, além de consumo de álcool e de tabaco, comparando os momentos pré-pandemia e o primeiro trimestre de 2022, período em que as entrevistas foram realizadas e que as vacinas contra a Covid-19 já haviam sido amplamente disponibilizadas para a população.
Desenvolvido em um contexto de pandemia, este inquérito traz resultados relevantes para a construção de conhecimento sobre a influência da Covid-19 nos fatores de risco para as DCNTs no Brasil. Aprimorar e fortalecer a capacidade analítica de gestores de maneira intersetorial, contribuindo para o desenvolvimento e acompanhamento de políticas públicas voltadas para a promoção de estilos de vida saudáveis para a população, é o grande objetivo deste projeto.
Articulado e financiado pela Umane, o Covitel é realizado pela Vital Strategies e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A iniciativa conta ainda com cofinanciamento do Instituto Ibirapitanga e apoio da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
Cobertura geográfica
Data
Tipologia
Idioma
Português