Recife Reconhece: catálogo da 1º edição da Exposição Integrada de Boas Práticas na Atenção Básica à Saúde do Recife Reconhece
Documento
Metadados
Título
Recife Reconhece: catálogo da 1º edição da Exposição Integrada de Boas Práticas na Atenção Básica à Saúde do Recife Reconhece
Contribuidor
Descrição
A Atenção Básica à Saúde é um dos investimentos mais efetivos para a redução de desigualdades, para o aumento da longevidade e da qualidade de vida da população. Trata-se de uma política pública central, construída a duras penas desde a criação do sistema Único de Saúde (SUS). Assim sendo, é importante que governos de diferentes esferas federativas reconheçam os esforços de profissionais abnegados, que por vezes vão além das suas atribuições imediatas para promover acesso, criar vínculos com as suas comunidades e oferecer um cuidado qualitativo e resolutivo.
Com esse intuito, a Secretaria de Saúde do Recife (SESAU), por meio da Secretaria Executiva de Atenção Básica (SEAB), da Escola de Saúde do Recife (ESR) e do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), com apoio da Umane, lançaram o Edital para a I Exposição Integrada de Boas Práticas na Atenção Básica à Saúde. O Edital faz parte do Recife Reconhece, iniciativa que visa reconhecer e valorizar profissionais da rede, compondo uma das estratégias do projeto Qualifica Atenção Básica. Em 2022, a iniciativa recebeu 46 inscrições, das quais 12 foram reconhecidas como finalistas e 04 foram premiadas como vencedoras do Edital.
Em que pese o caráter competitivo do Edital, com a seleção de 12 experiências finalistas por especialistas e 04 vencedoras por votação dos próprios profissionais e usuários do SUS, convém salientar que as experiências foram premiadas como representantes da capacidade e dedicação de toda a rede de atenção básica, perfazendo tanto as equipes que realizaram a inscrição no Edital quanto aquelas que ainda vão se inscrever nas edições futuras do Recife Reconhece, assim esperamos.
Por fim, reconhecer a atenção básica é mais do que premiar equipes e profissionais de maneira singular: é instigar gestores e burocracias a refletirem constantemente sobre a centralidade deste nível de atenção para a agenda de políticas públicas. Esperamos que este catálogo seja parte do processo indispensável de retomada e priorização da Atenção Básica à Saúde no Recife, em Pernambuco e no Brasil.
Cobertura geográfica
Data
Tipologia
Idioma
Português