Alimentação na visão das pessoas com diabetes mellitus: Contributo das representações sociais
Metadados
Tipologia documental
Título
Alimentação na visão das pessoas com diabetes mellitus: Contributo das representações sociais
Autores
Maria Marta Amancio Amorim,Natália Ramos,Maria Flávia Gazzinelli
Resumo
Objetivo
Identificar as representações sociais sobre a alimentação de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2 - DM2.
Método
Os usuários com DM2 de uma Unidade Básica de Saúde (n = 34) de Belo Horizonte, Brasil, sugeriram 5 palavras, com justificativa da mais importante, após a questão indutora: Quando se fala em alimentação do diabético, o que vem à sua mente? Os discursos foram gravados, transcritos, categorizados e interpretados pela análise do conteúdo e teoria da representação social.
Resultados
Alguns entrevistados indicaram que a pessoa com DM2 deve comer de forma saudável. Outros se apoiaram na qualidade da alimentação, representando-a como “comer legumes e frutas”, e “evitar os doces”. Há ainda aqueles cujo discurso se pautou no comer pouco, preocupando-se com as quantidades de alimentos ingeridas. Existem aqueles que representaram a alimentação como não comer muito, focando na frequencia da alimentação, pois consideram que fracionar a alimentação em muitas refeições não é adequado. Outros focaram o seu discurso na ingestão seletiva de alimentos, especificamente aqueles que não fazem mal ao organismo. Por fim, outros, consideraram que a alimentação não implica seguir uma dieta específica.
Conclusão
Diferentes discursos abordando normas dietéticas podem ser encontrados na sociedade, deixando a pessoa com DM2 diante de dúvida dos alimentos que pode ou não comer.